sexta-feira, 10 de abril de 2009

A arte de ser Passista !!!

Bem, diferente do Carnaval Carioca, aqui no carnaval de Porto Alegre, ser passista é mais do que bom samba no pé. Ser Passista é uma arte.
No carnaval carioca, existe ala de passistas, diferentemente do que acontece por aqui. Aqui no RS, temos ala de mulatas ou Cabrochas.
A passista é aquela que além de sambar muito bem, usa seu corpo como expressão corporal. É uma mescla de mulata com atriz.
Aqui no RS, as escolas de samba trazem o casal de passistas na frente da bateria. Há um 1º casal e pode-se ter mais quantos quiser. São pessoas que se dedicam em ensaiar o ano inteiro, criando uma coreografia do samba enredo da Escola.
Eu, particularmente, fico em êxtase total, esperando para vê-los em ação. Isso por quê não vamos ver apenas alguém que fica sambando sem parar, mas alguém que vai dar um show de samba e representação.
Essas pessoas são escolhidas a dedo, pois tem de ser diferentes daqueles que "apenas dançam bem". Passistas vem com um dom, isso é Nato.
Para mim, a maior passista do carnaval de Porto Alegre, sem sombra de dúvidas, é Denise, grande psssista dos Imperadores do Samba. Ela fazia tudo e muito mais. Sambava muito, pulava, se ajoelhava, se fosse preciso se rolar no chão, se rolava...e tudo isso, sem adereços, sem correntinhas....era de short mesmo. Seu samba era muito bom!!! Hoje Denise não está mais no meio carnavalesco. Se converteu a uma outra religião e abandonou estas festas profanas...hehehe
Outra grande passista do Carnaval de Porto Alegre, é a Pipoca. Grande Passista dos Bambas da Orgia. Pipoca atua até hoje no nosso carnaval. E como o nome já diz, imaginem o que a "Pipoca" fazia na avenida!!!
Muitas outras mulheres surgiram depois destes grandes nomes, mas nada se compara a arte de dançar como a delas.
Hoje, todo mundo se diz passista. Tem até mulata que sobe de cargo e vira passista. Fico impressionada com o que vejo. Tem criatura ganhando estandarte de ouro que não passa de mulata que dança bem. Você fica esperando aquele algo mais e nada...
Nos dias de hoje, em nosso carnaval, passista feminino é a Pimentinha, dispensada do Estado Maior da Restinga e, sinceramente, não entendi porque. A guria dança muito, muito mesmo. Teve um desempenho extraordinário neste carnaval. Prova disso, foi o Troféu Udesca.
Não estou desmerecendo as outras, mas ela é aquele algo mais que fico esperando.
Já o Passista masculino, também é diferente. Passista masculino aqui, não é aquele que põe um chapéu Panamá e uma camisa listrada e dança como Carlinhos de Jesus. Passista masculino é tudo isso também. É aquela explosão, é magia...Tem uma particularidade explendida. Amo aquele jogo de pernas que fazem...É algo sem explicação. O conjunto da obra, fica lindo.
Não há nada mais belo do que um casal, com um entrosamento incrível e uma coreografia bem feita. Se bem que, muitas vezes, tudo o que ensaiamos, na hora sai diferente.
Além de tudo o que se ensaia, há a emoção da galera, da avenida, os aplausos....
Hoje, na minha opinião, passista masculino aqui em Porto Alegre é o Kako dos Imperadores, o Adilson do Império e o Giovani da Vila do Iapi.
Esses três são, sem sombra de dúvidas, os melhores passistas do nosso carnaval.

2 comentários:

  1. oiiiiii valesca tudo bem! adorei teu
    blog acho q tem tudo aver
    com nos passista tenho um tanbem!
    amo cer passita !
    bjs jair

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou do meu Blog! Na verdade é sobre assuntos diversos, mas, nós passistas, merecemos ser lembrados. Somos profissionais tão importante quanto os outros, dentro do nosso carnaval. Bjs Jair!

    ResponderExcluir

Anúncios Google

;